Os Sintomas do Estresse e Suas Causas




Hoje em dia, com o acumulo de funções desempenhadas pelas mulheres, é comum ouvir comentários sobre estar estressada. Afinal, com tantos afazeres, e normalmente curtos prazos para realizá-los, é quase inevitável não sentir–se assim. O resultado desse estresse pode ser percebido pela irritação, impaciência e dificuldade de concentração que muitas mulheres sentem.

O estresse e suas causas

No dia a dia, muitas vezes não se percebe que as exigências e obrigações vão causando um desgaste físico, mental e emocional. É preciso resolver tantas coisas, seja no trabalho, em casa ou com os filhos, e com isso tem-se a sensação que as 24 horas não serão suficientes para cumprir todas elas.

O estresse ativa o sistema nervoso simpático estimulando a liberação de hormônios pelo corpo, dando energia para que a pessoa possa tomar uma atitude diante de algo a ser resolvido. O que a principio é bem positivo, porque senão como faríamos para solucionar as questões. No tempo das cavernas essa energia era usada, por exemplo para lutar ou fugir. Porque no passado remoto, haviam outros perigos a serem enfrentados como um animal selvagem, as forças da natureza, etc. O que por sinal foi fundamental para estarmos por aqui hoje com a nossa espécie preservada. Hoje a fonte geradora de stress é o perigo no trânsito, a violência urbana, a falta de tempo para cumprir a agenda etc.

Os sintomas do estresse

Eles podem variar de uma pessoa para outra, mas em geral todas as pessoas sentem-se pressionadas ou sobrecarregadas no seu dia a dia. Outros sinais são:
* Fisicos: dores de estomago, de cabeça, formigamento nas mãos, braços e rosto.
* Mudanças de comportamento: choro sem motivo, sensação de extrema irritação.
* Alterações no humor como: apatia, desânimo, dificuldade de comunicação.
* Falta ou excesso de sono

Qualquer pessoa que esteja vivenciando um ou mais destes sintomas, tem a possibilidade de estar com o nível de estresse em alta. O que pode ser confundido com ansiedade e depressão. A diferença está em que no caso de estresse, basta que as situações que o estejam causando sejam diminuídas, para que os sintomas desapareçam.

Dicas para controlar o estresse

1. Sinalize para você a origem do estresse
Onde ele começa? Voce sente ansiedade diante de que? Uma agenda lotada de compromissos? Problemas que parecem alem da sua capacidade? Identifique essas fontes de estresse, e tente minimiza-las o quanto puder e adequa-las ao seu limite de desempenho.

2. Considere ter um tempo para você
Experimente ficar um pouco só. Com um tempo para fazer o que quiser especialmente para você. Afaste-se durante este seu momento de qualquer responsabilidade e preocupação. Invista em algo que lhe dê prazer, seja uma atividade física, uma leitura ou quem sabe, meditação.

3. Respire Fundo
Ao fazer isso você estará baixando seu nível de ansiedade e consequentemente o estresse diante de algum problema que necessita ser resolvido por você.

4. Exercite-se
Com atividades físicas, há um aumento da liberação de endorfinas, hormônios que dá a sensação de tranquilidade

3 comentários:

Unknown disse...

Amigo Marivan , o stress pode levar a depressão .

E um bom tratamento tanto para um como para o outro é a massagem relaxante feita regularmente . Além de curar , também serve para prevenir .

Unknown disse...

O estresse é um mal necessário, a questão que por alguns motivos os individuos não conseguem controla-lo, administra-lo de forma racional .... então os malificios tomam conta do corpo.

Jackie Freitas disse...

Olá meu amigo Marivan!
Sempre leio sobre os sintomas do estress...Tenho certeza de que tenho e no nível mais elevado. Meu marido diz que "nasci estressada!" rsrsrs...Mas na verdade, como bem diz o seu texto, são tantas coisas somadas de nosso dia-a-dia, que quando percebemos já estamos assim. Tento tirar um tempo para mim (escrever tem sido uma das alternativas) para ver se relaxo um pouco mais. Tá difícil, amigo! Se nosso amigo massoterapeuta morasse aqui em Curitiba, certamente teria uma cliente assídua!
Grande abraço !
Jackie

ONDE O SEU CORAÇÃO ESTÁ BATENDO