No Começo Era o Fim

"Não temas,tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu Redentor é o Santo de Israel".(Isaías 41:14)
Quanta dificuldade tive para aceitar e compreender esse versículo! Por que Deus chamaria o seu povo de povozinho? Pensei: Só pode ser tradução errada. - a tradução sempre é uma boa desculpa para o que não se entende- a tradução está perfeita é povozinho mesmo.

Se povozinho já era ruim imaginem "verme". Os vermes não têm articulação, a consistência é fraca, proliferam facilmente e podem ser repugnantes. Olhar para esse versículo e considerar Israel assim era incompreensivel. Porém, ao continuarmos a leitura do capítulo veremos que para um versículo que despreza, Deus suscita seis com grandes promessas para o "povozinho": "Farei de ti um trilho novo, que tem dentes agudos; os montes trilharás e moerás..."(v.15). Um verme não teria tal poder. " tu te alegrarás no Senhor e te gloriarás no Santo de Israel", que povozinho mais feliz! O fim da história converte qualquer mau começo.

Nem todos os começos são formidáveis, podem até serem despreziveis, o que não quer dizer que esteja tudo perdido. Deus é especialista em transformar maus começos em grandes vitórias, vejamos:

José- vendido como escravo, acusado injustamente e preso, no final: governou o Egito, foi próspero em todos os sentidos. Quem diria!

Moisés- Começou mal seu ministério, matou um egípcio e viveu escondido por muito tempo.No final: Se tornou um grande líder, profeta e amigo de Deus. Quem diria!

Pedro- Quantos desastres cometeu Pedro, negou Jesus por três vezes, cortou a orelha de Malco, às vezes fazia confusão sobre os planos divinos, no final: Foi um grande evangelista, cheio do Espirito Santo, um apóstolo inspirador. Quem diria!

Jacó- Quanta mentira para receber a bençao da primogenitura. Ele pagou por cada uma delas; foi enganado pelo sogro, humilhado sofreu um bocado, mas no final: Se tornou o pai das doze tribos , do grande José e dá o nome a nação escolhida: Israel. Quem diria!

Poderia citar muitos outros exemplos, mas fico por aqui na certeza de que Deus é perfeito em todo o seu agir e para cada ser humano falho, verme, desprezível, Ele tem suscitado promessas que podem converter toda uma história.

Citações:Bíblia Sagrada,Tradução:Almeida J.F, SBTB.

4 comentários:

Evoluimos? disse...

Amigo Marivan, agradeço a tua presença sempre bem vinda ao meu blog, estou voltando a postar aos poucos, estou escrevendo do hospital e nem sempre tenho "disposição" para navegar, por isso escrevo e vez em quando respondo os comentários.
Parabéns pelo blog, informação, música, paz...
Abraço.

Vivendo pela Palavra de Deus!!! disse...

Boa noite!! Marivan seja bem-vindo ao Vivendo pela palavra é uma benção receber você. Um bom fim de semana.

Brassanini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Brassanini disse...

Muito bom! gostei da palavra! Parabéns!

Maicon Brassanini
www.brassadesign.com.br/blog

ONDE O SEU CORAÇÃO ESTÁ BATENDO